quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dieta NÃO! Reeducação...

A palavra dieta sempre me deixou meio nervosa. Dieta para mim significa "temporário" e "desespero". Prefiro encarar minha jornada como reeducação alimentar. E na verdade é isso que deve ser. Não adianta emagrecer para ir pra praia e, no próximo inverno, estar gorda de novo.

Para mim, essa tarefa vai ser especialmente dificil, pois meus hábitos são os piores e meus horários, não cooperam também.

Entenda o que me fez tomar uma decisão. Quando criança, eu nunca fui muito ligada à  guloseimas, foi na adolescência que meu apetite voraz se rebelou, e a ele dou apenas um nome: ANSIEDADE.



Sempre tive um corpinho invejável, cheio de curvas e músculos. Mesmo hoje, sei o que há por baixo dos pneusinhos. Era cheia de vitalidade, jogava futebol, voley e andava de patins. Fazia trilhas enormes de bicicleta. Escalava cachoeiras, dançava todos os finais de semana e andava muito. Mas eis que o peso da maioridade chegou.

Quando fiz 19 anos, me mudei para outra cidade para fazer faculdade (já havia ganhado uns quilinhos, confesso, mas ainda estava razoavelmente bem). Na correria, trabalhava o dia todo e estudava anoite, mau tinha dinheiro para comer, por isso passava a base de lanches e salgados. Exercícios físicos se limitaram a ir do trabalho para casa e de casa para a faculdade. Nos finais de semana, vinha visitar meus pais e me deliciava com as comidinhas da mamãe. Sem contar a ansiedade que me matava, com novas responsabilidades, sem amigos e sem minha família, comecei a me entupir de comida.

Sem que me desse conta, ao longo dos meus anos de estudo e trabalho, engordei 16kg!

Sempre estive insatisfeita com a minha aparência, mas ainda "dava pro gasto". Não tive grandes dificuldades em arrumar namorado e ainda arrancava alguns elogios por ai.

Mas foi no começo deste ano, quando tive um reencontro depois de mais de 10 anos, que me dei conta da minha condição fisíca. Alguma coisa em mim fez clic e eu percebi que se rencontrasse essa pessoa fora do mundo virtual, iria causar um choque!

Hoje não pratico absolutamente esporte algum, desconto todos os meus problemas na comida e me sinto cada vez mais distante da vida que sonhei pra mim há 10 anos atrás.

Sou jovem ainda, tenho apenas 26 anos, e isso me motiva a correr atrás do prejuízo. Meus grandes inimigos são o trabalho - que me atrapalha a frequentar academias, ou a comer direito - e a preguiça - que me mantém inerte sem coragem para mudar.

Porém, agora que atingi o ápice de 66kg vejo que chegou a hora de mudar. Não há mais nada a fazer, além da estética, minha saúde já foi posta à prova. Por isso disse que seria uma tarefa especialemente difícil, pois além da reeducação alimentar, quero me livrar do meu vício pelo cigarro.

Aqui no blog pretendo atualiza minha foto (de corpo inteiro), minhas medidas e peso toda semana.

Para poder analisar, e me animar com meu processo.

Só posso desejar, então, muita persistência e foco.
E seja o que Deus quiser.

Muitos e muitos beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário