terça-feira, 2 de outubro de 2012

Já dizia a minha Avó...

... se você não se amar, quem irá?

Já deu pra perceber que eu ainda estou com os problemas de auto-estima, não é?!
Passei muitas horas refletindo sobre isso, principalmente depois do desabafo de ontem. Hoje tirei o dia para ler muitos blogs, muitos desabafos, muitas histórias; e basicamente vi que estamos todas no mesmo barco furado...

Sabe, queria comentar e dar apoio à vocês, eu adoro ajudar as pessoas, mas como eu posso oferecer ajuda, se no momento estou precisando? Pensando em tudo isso, fui dar uma garimpada em matérias de auto-ajuda, e como sempre, as melhores foram as da NOVA COSMOPOLITAN. Amo essa revista, tudo de bom!

Em fim, entre tantas coisas que li, uma coisa me saltou aos olhos, uma matéria sobre autossabotagem (matéria completa aqui!). Que eu me saboto, isso eu já sabia, mas ao ler essa matéria meio que entendi o que acontece. Lá dizia que a nos autossabotamos por não se sentir merecedor de algo, e que basicamente a culpa é dos pais, mas também das interações externas como amigos, professores e afins. Em um parágrafo falando sobre a autossabotagem o autor dizia o seguinte:
(...) Não há caso mais óbvio de autossabotagem do que passar fome durante a semana para caber na calça jeans e comer feijoada no sábado. E depois ainda ficar se lamentando: “Por que eu fiz isso?” Ora, porque você não quer emagrecer de verdade. É claro que cair em tentação uma vez é mais do que normal. Mas a pessoa que sistematicamente detona a dieta, das duas uma: ou tem força de vontade zero ou não quer mesmo emagrecer. Nos dois casos, coloca uma máscara de coitada para não assumir as rédeas de sua vida
Ou seja, de alguma forma a sua gordura é útil. Por exemplo para culpar os relacionamentos falidos, ou para não enfrentar a timidez. É aí que me toquei! Eu me escondo na minha gordura. Eu sinto que se não emagrecer, não mereço ser feliz. Mais pontualmente no campo de relacionamentos. E isso SEMPRE foi assim, mesmo quando eu era magra e com apenas 18 aninhos, hoje paro pra pensar e digo "nossa, como era tonta, nem percebia que fulano era super afim de mim, achava que ele nem ligava", mas continuo pensando da mesma forma. Me sinto inferior a todo mundo, e fico adiando os planos de ser feliz com alguém, sempre afirmando pra mim mesma que "ninguém vai me querer enquanto eu estiver gorda".

Nesse ponto, outra matéria falou exatamente isso, quem tiver sofrendo de baixo-estima, leia (aqui)! Ela abriu meus olhos. Em uma parte a garota conta:
(...) me apaixonei muitas vezes, mas se um menino não me dava bola achava que era por causa do meu peso e sentia culpa por não ser magra o suficiente. Quando eu e minhas amigas saíamos e ficávamos perto de rapazes, morria de medo de que eles comentassem que eu era a gordinha da turma. Adorava falar sobre os paqueras com as meninas, mas, no fundo, me sentia inferior. (...) Na faculdade, olhava para as meninas do curso de psicologia, magras, e imaginava a vida perfeita que deviam ter. Quando me apaixonei, então, elas se tornaram uma ameaça. (...) Não entendia por que ele poderia ter escolhido a mim e não outra da turma. Ansiosa, não parava de engordar.
 Gente, é exatamente isso que sinto! Mais pra frente ela completa:
(...) Nunca imaginei que alguém acima do peso pudesse ser tão linda e sexy. (...) Como podia achar a Fluvia (modelo Plus Size mega badalada) um mulherão e, ao mesmo tempo, me colocar tão para baixo? E foi então que passei a ser capaz de olhar meu corpo e minhas curvas com mais carinho.
Pois é, a gente vê qualidade em todo mundo, menos em nós mesmas, mas não porque não temos, apenas porque não enxergamos! E como disse na primeira linha desse post, se a gente não se amar, quem irá?

A auto-estima é uma coisa que vai ser conquistada aos poucos, e eu pretendo conquistar a minha, e mesmo para não me decepcionar mais pra frente, quando emagrecer, achando que a vida vai ser um mar de rosas por isso, sendo que não será!

Uma das coisas que aprendi nessas pesquisas é que devo parar de me sentir vítima, e que a gordura não tem NADA A VER com meus insucessos, eu devo focar meu emagrecimento na saúde e em uma forma de me sentir melhor com a minha imagem, e não relacionar com "gorda > feia x magra > bonita" e "gorda > falha x magra > consegue", afinal, a beleza está nos olhos de quem vê ;)

Em fim, peguei mais algumas dicas de exercícios para dar um gás na auto-estima aqui. Vamos começar a trabalhar nisso hoje, a vida é pra hoje, e não pra amanhã!

Beijos, e mais uma vez, olha o post gigante! :S

7 comentários:

  1. Isso aí menina, tá no caminho certo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Às vezes também fico assim e sabe o que eu faço? Vou me arrumar, fazer as unhas, ajeitar o cabelo, vejo alguns vídeos de maquiagem e faço uma bem linda. Mesmo acima do peso a gente tem charme sim. Se eu me achar feia todo mundo também vai achar, porém se eu me achar linda e sair confiante os outros também irão pensar isso, ou pelo menos algumas pessoas né kkkk Enfim, espero que você melhore.

    ResponderExcluir
  3. olá querida..
    temos que nos amar em 1° lugar mesmooooooo ne..

    Autosabotagem é comigo mesmaaaa..mtas vezes eu passava fome durante a semana para depois me jogar na compulsão..acho que são fases..hj em dia to me equilibrando mais
    seja forte
    bj

    ResponderExcluir
  4. Piig, acabei de falsr con aquelas gramas, elas disseram que é muito bom lá na casa do caralho, e você pode mandat também!
    Quanto a auto estima,.. Temos primeiramente amar a nós mesmas, mas eu sei o quanto isso é dificil, o problema de não gostarmos de nós mesmas pode derivar de muitas coisas que aconteceram conosco no passado (e é a especialista falando agora) emagrecer é uma forma de resolver, outra forma é procurar um psicólogo!
    Maaas... Já que estamos aqui.. Bora emagrecer!
    Haha

    ResponderExcluir
  5. Piig!! Olha que interessante, essa leitura que você fez de si mesma! Eu tive que fazer a minha (que é diferente da sua, mas tem a questão da culpa) e a partir dela é que comecei a conseguir emagrecer. Ando parada, ultimamente, mas minha cabeça é outra. Parabéns, viu? A cabeça da gente tem que ser mudada, mas precisamos descobrir algumas verdades pessoais para iniciar a mudança.
    Sobre o livro que você gostou em meu blog, o link para baixá-lo está disponível numa das postagens do desafio, mas vou deixar aqui para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser, pode apagar esta mensagem depois: http://www.4shared.com/u/RNXsk_ZU/Boa_Menina.html

      Excluir
    2. Bel!! Brigadão!! Pelo apoio e pelo livro, são coisas assim que impulsionam a gente! Bjs

      Excluir