segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O fim de uma paixão...

Olá minhas queridas, como está indo a semana? Super light??

Hoje eu vim falar sobre o fim de um relacionamento que durava anos, uma paixão incontrolável que era o centro do meu mundo. A paixão pela comida.
Sim, eu era apixonada por comida. Ela era minha fiel companheira, se estava feliz: comia pra comemorar. Se estava triste: comia para reconfortar. Se estava nervosa: comia para alcamar... eu me acabava em um prato. Chegava a fechar os olhos e a fazer hmmmmmmmm quando a coisa era boa. Só podia ser paixão.

Mas eis que comecei a Dukan, dieta restritiva, com pouca opção, doce é uma raridade. Pus na cabeça que não podia comer certas coisas, fui respeitando, chegou uma hora que nem fome direito eu sinto mais. Aquele desejo, impulso, loucura para comer; consigo controlar. Em dias estranhos como a mais, mas dentro da dieta, e assim fui me livrando desse vínculo da comida com a felicidade.

"Segundo pesquisas nos Estados Unidos e Europa, a comida e a felicidade têm uma relação mais estreita do que a aparente. Eis que o Instituto Norte-Americano de Saúde Mental divulgou pesquisas sobre alimentos anti-depressivos naturais, que ajudam a combater o desânimo. Além dos carboidratos - arroz, macarrão, pães, cereais - o chocolate, a castanha-do-pará, frutos do mar e pimenta são capazes de estimular a serotonina", porém, o consumo de açucar e carboidratos simples (com refinados) em excesso é a maior causa de obesidade, diabetes, pressão alta e etc, além de ocasionar problemas respiratórios nos rins e fígado. Já a serotonina é obtida de uma forma muito mais saudável, através de exercícios, pimenta, cinema...

Existe uma explicação cientifica para o vicío na comida, a busca pela felicidade na cozinha. O açucar e o carboidrato simples são como uma droga, que liberam a serotonina nos deixando "felizes", e o corpo passa a depender disso para ficar bem, mesmo essa substância fazendo mau para ele.  Mas como tudo na vida, também existe uma saída. Devemos sempre tentar fazer escolhas mais inteligentes, substituir a alegria do açucar pela alegria do exercício. Ir desintoxicando o corpo, talves nos primeiros dias dê tremedeira, dor de cabeça e mau humor, masjá foi comprovado também que o ser humano sobrevive perfeitamente sem a ingestão de açucar e carboidratos simples, pois os carboidratos complexos suprem a necessidade energética; e mais, a expectativa de vida para um individuo que não consome açucar é cerca de 40% maior que a do que consome! O prazer vale mesmo tão a pena?

Bom, no meu caso, espero que como todo fim de "namoro", esse não tenha uma recaída!!

11 comentários:

  1. Mostra quem é que manda na bagaça, Piig ♥! Há algum tempo eu tinha essa consciência e o desejo de me livrar do vício falou mais alto. Tomei algumas atitudes pessoais, cuidei de alguns aspectos emocionais e estou correndo atrás. Eu não tive esse negócio de tremedeira, dor de cabeça...procurei transformar a RA numa diversão, então, foi mais ameno. É, tá certo que o mau-humor aparecia mas isso foi indo embora também. E eu me sinto MUITO BEM praticando exercício físico!! Tem que ter isso junto!

    ResponderExcluir
  2. oie flor amei o blog e estou te seguiindoo

    beeijos

    ResponderExcluir
  3. Que delícia ler esse post! Essa é uma paixão que dá gosto de terminar, não?! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sabe que eu tinha terminado esse namoro e derepente voltou com tudo?? kkkkkkkkkkkkkkk
    Beijos flor adorei o post

    ResponderExcluir
  5. Amiga, com certeza não vai haver recaídas...tudo passa, até os amores antigos!kkk Na verdade, certos relacionamentos "se acalmam" é a fase da paixão, que passa...a comida não é má, o problema é como lidamos com ela, né?

    Um beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Hahaha...Adoreeeeei o post. Comer realmente é uma paixão, e como toda a paixão, difícil de controlar.
    Parabéns por conseguir!
    Continue assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito legal seu post!!
    Bom, na minha opinião, como todo fim de namoro ainda terão recaídas, mas serão mínimas! O importante é não se culpar e nem incentivar as recaídas!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. vc tá arrasaaaaaando amiga!
    PARABÉNS :D
    fiquei super feliz de ver o seu pesinho ali do lado.
    daqui a pouco vai chegar na sua meta.te falar a verdade que eu penso mto em voltar pra dukan, porque eu me dei super bem com ela... tbm nem sentia fome ou compulsão. vou pensar seriamente nela, rs.
    beijão

    ResponderExcluir
  9. Nem me fale em recaída de namoro!
    Espero que nao tenha mesmo! parabens pela casa dos 50!

    ResponderExcluir
  10. Oi Pi...
    Menina...parabéns pela casa dos 50...seja firme e determinada sempre...vai atingir seu objetivo com certeza...
    Beijokas

    ResponderExcluir
  11. Oie!!!!! Não tinha conseguido achar seu endereço pelo seu comment, mas agora achei e ja to te seguindo tbm! :D

    Nossa menina nós temos quase a mesma altura e as medidas bem parecidas, com a diferença que eu sou pançuda! hahahuehuehaha

    To amando seu cantinho! E esse negocio da paixão por comida eh bem verdade, tudo acaba virando motivo pra comer né? Mas agora vamos colocar a comida em seu devido lugar! Sem recaídas \o/

    BJosssss

    ResponderExcluir