sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A verdadeira dieta Dukan - Parte 1

Como eu já havia dito no post passado, comprei o livro do Dr. Dukan, sensacional! Já li metade mais ou menos, e já identifiquei um monte de erro que cometi - tanto desse comecinho há duas semanas, quanto da primeira vez (que consegui emagrecer 13kg e os recuperei de novo). 

O que ninguém avisa é que, quando você pega uma dieta por site, nunca tem as informações necessárias, na verdade, percebi que as dietas passadas por sites ou matérias de revista são como um resumo do resumo da contra-capa de um livro, entende?

Quando comecei a fazer a Dukan em 2011, usei uma matéria da Boa Forma. Lá dizia que poderia comer à vontade qualquer alimento que não tivesse carboidratos, mas que desse preferência às carnes magras, além de dar uma explicada rápida nas 4 fases da dieta. Grande erro!! Por isso, eu vou me comprometer com vocês de fazer pequenos, porém fiéis, resumos do que eu for aprendendo no livro e na prática. Espero que eu possa ajudar as pessoas que, como eu, caem em armadilhas da internet...

O Dr. Dukan começa o seu livro dizendo que, se você não tem certeza que pode se comprometer 100% com o seu método, para nem começar, pois os resultados podem ser desastrosos!!

Se você sente que será capaz de seguir religiosamente a dieta, se prepare: Pese-se, tire suas medidas, tenha uma balança fácil para se pesar todos os dias e boa sorte! 

O método Dukan funciona usando como base uma dieta de Proteínas Puras. Ao todo serão 4 dietas integradas:

Fase 1 - Ataque (consumo de Proteínas Puras)
• Fase 2 - Cruzeiro (consumo de Proteinas Puras e Proteínas Puras + Veduras e Legumes, no sistema 1 dia de PP, 1 dia de PP+PPVL)
• Fase 3 - Consolidação (Introdução de alimentos integrais e volta aos poucos a rotina normal - duração de 10 dias para cada quilo eliminado) 
 Fase 4 - 5 dias de rotina comum com 1 dia de Proteínas Puras (duração para o resto da vida)

Mitos: 
Dieta pobre em carboidrato deixa o corpo flácido - pelo contrário, contribui para o ganho muscular, além de melhorar drasticamente a celulite a eliminação da gordura localizada.
Dieta Dukan faz mal para o organismo - Se a dieta for seguida exatamente como é explicado no livro, ela faz bem, baixa o colesterol e melhora o desempenho metabólico, porém se seguida por longos períodos talvez seja bom tomar complementos vitamínicos.
Você volta a engordar depois - Apenas se abortar a dieta no meio - isso é uma coisa que o Dr. Dukan deixa muito claro, ele afirma categoricamente que, se não realizar a dieta completa com excelência, você irá com certeza, recuperar todo o peso, senão mais, que perdeu.

Dadas as devidas considerações vamos para a descrição da Fase 1:

O Ataque

Pelo site do Dr. Dukan você pode calcular quantos dias a fase de ataque deve durar, e quantos quilos será o ideal de eliminação para você, um cálculo bem personalizado para que sua dieta seja eficiente. Mas, fica mais ou menos assim: 

Eliminação           Duração da Fase 1
+- 20kg                 5 dias 
+- 10kg                 3 dias
- de 5kg                1  dia 
Obesidade             de 7 a 10 dias (ideal consulta médica neste caso)

Nesta fase vamos obrigar o corpo a queimar bruscamente gordura, já que não vamos fornecer fonte de energia pelo alimento. 

A eliminação durante essa fase varia de 1kg até 5kg, dependendo da quantidade de dias e do seu peso atual. 

Vale lembrar que não há perdão: só vai funcionar se você se mantiver dentro do programa, sem escapadinhas: mas não se desespere, depois que concluir o programa (que dura cerca de 6 meses para quem quer eliminar até 20 quilos) você poderá fazer e comer o que bem entender, sem contagem de calorias, sem medo de ser feliz!! (Mas isso é um assunto pra mais tarde!!).

O QUE VOCÊ PODE CONSUMIR À VONTADE:
Os alimentos à seguir podem ser consumidos à vontade, qualquer hora, qualquer medida, qualquer mistura que queira fazer. Coma como quiser.
  • Cortes magros de carne bovina
  • Todos os peixes
  • Aves sem pele, exceto ganso e pato
  • Hamburgueres (no preparo tire o máximo do óleo dele)
  • Laticínios desnatados (leite, iogurtes, requeijões, queijos zero gordura)
  • Ovos (porém se tiver problema de colesterol alto, como apenas 3 gemas por semana, claras são livres)
  • Refrigerante dietéticos
  • Embutidos magros (mussarela por exemplos, e todos os outros quijos gordos)
  • Gelatinas zero
  • Água
  • Adoçante (Aspartame)
  • Chiclete e balas zero açúcar (como o Trident)
  • Chá
OBS: Todos os alimentos devem ser ZERO % GORDURA, ou feitos SEM ÓLEO (mesmo o azeite), com o mínimo de sal possível. Condimentos permitidos: mostarda, cominho, pimentas (moídas), limão (desde que para tempero e nunca como fruta ou suco), cheiro-verde, orégano, manjericão, sal e afins. 
OBS2: Os iogurtes, principalmente os de frutas, não devem ser consumidos mais do que 1 porção (potinho) por dia. 

O QUE VOCÊ NÃO PODE CONSUMIR:
  • Óleos
  • Todos os tipos de carboidratos (arroz, feijão, tudo que tem farinha, grão de bico, feijão, batata, nhame e afins)
  • Açúcar
  • Frutas e sucos
  • Legumes e verduras
  • Katchup 
  • Todos os tipos de molhos
  • Embutidos gordos

OBRIGAÇÕES:
  • 20 minutos de caminhada por dia (ou AF equivalente)
  • Não usar escadas rolantes
  • Mínimo de 1,5L de água por dia (gente, isso é muitíssimo importante, se não beber essa quantidade, você pode prejudicar seus rins)
  • 1 1/2 colher de farelo de aveia (insubstituível por qualquer outro tipo de aveia)
Essas obrigações não são negociáveis e vão influenciar diretamente nos resultados.

CONSIDERAÇÕES:
Nessa primeira fase o corpo se sente atacado, por isso é normal sentir um pouco de dor de cabeça e fraqueza, além de que a perda de peso dá um pouco de mau-hálito e constipação, que serão normalizadas mais pra frente, beber água ameniza todos esses sintomas. Evite fazer exercícios pesados, principalmente os cardios, durante o ataque, pode haver uma queda brusca de pressão arterial e te fazer passar mau.
Não espere sentir fome para comer, a fome aumenta a chance de cair em tentação, coma sempre até se satisfazer e tenha os alimentos listados com fácil acesso. 

Essa é a primeira fase, aguardem a descrição da próxima fase :)

A minha Fase Ataque:
Estou cumprindo o dia 03 de 05 dias. 
Cumpri tudo perfeitamente, vou postar foto do que eu como pra vocês terem ideia de como é, não vou escrever destes ultimos dois dias, pra não deixar o post gigante. Eu estou fazendo Pole Dance 2x por semana, e nos outros dias ando muito, muito mesmo, para cumprir meus compromissos, por isso não peguei os 20 minutos de caminhada, mas pretendo começar. 

Espero que seja útil para todas as meninas! Quando eu entrar na fase 2, venho descreve-la! Beijos.

6 comentários:

  1. Ficou super bem explicado,meus parabéns,que todas as que estão começando a Dukan sejam tão aplicadas assim,seja firme e tenho certeza que logo estara conquistando seu peso ideal,eu comecei a Dukan em Abril e dia 09 de outubro entro na 3 fase eliminei 18,3kg falta um quilo e cem para meu peso ideal.Bjos e Força,Foco,Fé e Farelo.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Obrigada, vc está ajudando muita gente! Nao consigo achar o outro post com a fase 2 da dieta..
    ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, eu realmente não escrevi a fase dois e a três, vou tentar providenciar estes posts para vocês, na verdade, eu estou muito em falta com o blog, este fim de ano foi muito corrido!!

      Bjs

      Excluir
    2. Ahh tá, mas mesmo sim obrigada, adorei o seu post, estou fazendo a dieta e já perdi 5kg só na 1ª fase :-)

      Excluir
  3. Gostaria de saber mais detalhes sobre a segunda parte da dieta...please!

    ResponderExcluir
  4. eu vou me comprometer com vocês de fazer pequenos, porém fiéis, resumos do que eu for aprendendo no livro e na prática. Espero que eu possa ajudar as pessoas que, como eu, caem em armadilhas da internet... dieta da proteina dukan

    ResponderExcluir