segunda-feira, 19 de março de 2012

Chocolate, oi?

A páscoa tá chegando, e a balança já vai avisando: Se abusar, já viu?!

Mas e aí, como passar a páscoa com o mínimo de danos e ainda aproveitar os mimos de ganhar chocolate - e comê-los, claro!

Sabe, o meu problema está resolvido, eu sou uma amante do chocolate amargo, e já sei dos seus benefícios, então não preciso preocupar pois minha páscoa está salva!

Se você já torce o nariz e diz "eu odeio chocolate amargo", saiba que chocolates com a concentração de cacau em 70% ou mais ajudam a relaxar as artérias, melhoram a circulação sanguínea, evitam que o colesterol ruim suba, melhora a memória, a pele e o coração (em ingestão de até 45g)!

Já o queridinho da galera, o chocolate bem docinho, aquele marronzinho sabe?! Esse possuí cerca de 30% de gordura e 47% de açúcar, combinação que pode interferir no curso de algumas doenças, como diabete.

Se você leu por aí que chocolate faz bem, não pense no docinho ou no branco (que não leva nada de cacau), mas sim no chocolate amargo com bastante massa de cacau!  "Os antioxidantes estão na massa de cacau, formada pelas sementes. Quanto maior a concentração de cacau, mais benefícios o chocolate trará. Os flavonóides do cacau ativam a produção de óxido nítrico no corpo, levando ao relaxamento dos vasos sanguíneos e à queda da pressão arterial", nutricionista Cyntia Carla da Silva, coordenadora do setor de nutrição do Hospital do Coração.

Aquele chocolate mais tradicional, de prateleira, é mais resistente ao calor pois é recheado de gordura trans, muito nociva ao corpo humano, então amigas, tentem gostar mais do chocolate amargo, é questão de costume.

Uma das coisas que aprendi nos meus anos de sobre peso é ir acostumando com "menos açucar" e "menos sal" nos alimentos. Sempre que ia tomar suco, colocava adoçante (outra coisa que aprendi a gostar). Na comida fui diminuindo o sal e hoje passo bem com comida quase insossa. Se a gente vai se obrigando a gostar de certas coisas, o paladar vai acostumando e logo a gente tá amando. Posso dizer que hoje eu prefiro BEM mais o chocolate amargo (como o com concentração de cacau em 85%) do que o docinho!

 Quer praticar, compre os tabletinhos da Cacau Show (vem com a concentração marcada na embalagem, aí é só começar do 55% e ir subindo - ideal é mais de 70%). Hora que der aquela loucura por doce e/ou chocolate, você come o concentrado, vai ver que logo já substituiu.

Mais uma coisa boa, cada tabletinho tem menos de 8g de carboidratos, ou seja, chocolate na Dukan as vezes pode também ;)

É isso aí, vamos praticar às escolhas inteligentes. Sem essa de mente fechada "eu gosto deste e pronto!", experimentando e aprendendo a comer que a gente chega lá linda, magra e - principalmente - saudável!

:-*

7 comentários:

  1. Querida, acredita q hj eu ia fazer um post sobre isso? Mas a preguiça tava tanta q acabei não fazendo. Ainda bem, pq o seu ficou ótimo e com tds as informações necessárias.
    Já tinha visto pra vender esses chocolates da cacau show mas ainda não provei. Realmente são uma boa opção para o momento ALOKA do chocolate!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim esses chocolates funcionam perfeito pra momentos de loucura!! Eu amoooo chocolate amargo =)

      Excluir
  2. confesso q como mto mais chocolate ao leite do q amargo, apesar de gostar tb. mas é o mais vemos pra vender. já comprei esse tabletinho da cacau show e é mto bom, mesmo.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente mais facil achar o ao leite que o amargo... mas vale a pena fazer um estoquinho do amargo rs
      bjks

      Excluir
  3. Ai ai... eu amo o chocolate branco, o pior de todos! Por isso tento nem comer, e sabe que estou bem sem e olho que foi no ano passado a ultima vez que comi chocolate de verdade sabe.
    Para a páscoa pedi para o namorado aquela caixinha com 4 barras de chocolate Kinder, são 50g para não ter muitos estragos hahahahha
    Mas influenciável que sou, até me da vontade de comer chocolates com muito cacau ahhaha hoje li uma reportagem que estes chocolates são ótimos para serem comidos em jejum pois tem muitos antioxidantes (http://reeducandoemagrecendo.wordpress.com/2012/03/19/qual-e-a-melhor-hora-para-comer-chocolate/)

    tenha uma ótima semana! beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce está igual eu com a Coca-Cola, amo de paixão, mas faz tão mau que ao inves de substituir, apenas tento nao tomar... é difícil, mas vale a pena :)

      Excluir
  4. Também aaaamoo chocolate amargo! Graças a Deus! rsrs

    ResponderExcluir