terça-feira, 20 de março de 2012

Buscando a Auto-estima

Estima: s.f. Apreciação favorável de uma pessoa ou de uma coisa; amizade, apreço, afeição.
Consideração.
Estimação, avaliação.

Ou seja, auto estima significa Auto apreciação, Amor próprio. Mas onde se compra essa tal de auto estima?


Quando a gente engorda, perde completamente o auto apreço. Bom, pelo menos grande parte das pessoas reage assim. Não necessariamente toda "gordinha" perde sua beleza, mas nós perdemos sim a capacidade de enxergar a beleza que existe em nós.

Infelizmente, começamos a associar todos os insucessos com a gordura. E ai mora o perigo, pois a gordura é um estado em que chegamos pela falta de cuidado, que com certeza está causando outros danos na vida da gente, e com a somatória da insegurança e da baixo estima, causa mais e mais problemas.

Porém amigas, emagrecer não vai transformar a vida de Um Fracasso, para Um Sucesso.Vai ajudar em várias partes, mas vai da perseverança de cada uma para fazer da nossas vidas uma história com final feliz.

Uma das ajudas que o emagrecimento trás é a recuperação da segurança. Segurança para se aproximar de um pretê sem ficar com a certeza (errônea) de que ele é muita areia pro seu caminhãozinho e vai te dar um grande toco, também para o caso de levar o toco, conseguir pensar "a mas EU sou muito areia pro carrinho de mão dele" ;)

Segurança também para ir numa entrevista de emprego sem se sentir desmazelada, sem elegância, suada e cansada.

Também para entrar naquela loja de grife e experimentar - e comprar - várias roupas sem medo de nada fechar e causar olhares de canto de olho das vendedoras ou das clientes.

Sabe, a auto estima muda tudo sem mudar nada. Na verdade física, ter auto estima não te deixa mais bonita ou mais inteligente; mas na prática ela muda a forma com que você encara o mundo e  - consequentemente - com que o mundo te encara, te deixando sim mais bonita, mais charmosa, mais SEGURA de si!

Mas não confunda auto estima com magreza. Você pode ter auto estima sem ser magra, assim como você pode emagrecer e não ter auto estima nenhuma (e daí nascem as idéias anoréxicas). Temos que nos amar, se não está feliz com o peso, se ame ainda mais para ter forças para chegar onde quer!

"O primeiro e o último amor que devemos ter é o AMOR PRÓPRIO"

É isso meninas, se olhem no espelho sem crítica, olhe o que tem de bom. Aceite elogios, aceite e acredite neles. Veja bem o que te faz bela e interessante, e acima de tudo ame-se. Não odeie seu corpo por estar gorda, ame seu corpo e dê a silhueta que ele merece!

Post gigante, eu sei, mas tava precisando levantar esse assunto ;)

Fico por aqui, beijos!

16 comentários:

  1. Amiga,
    Adoro esse assunto de "auto estima", porque é a chave do sucesso ou do fracasso. Concordo que não é a condição física que determina isso e, sim, como você se sente em relação ao que se tem, ou seja, se vc é feliz com seu corpo,por ex., ótimo mas, se não for, tem que ir a luta e mudar...Provavelmente o mundo não mudará em relação a vc e sim, você é que muda em relação ao mundo...por isso tem que se AMAR, acima de qualquer coisa!
    Temos que fazer longos post sobre isso, sim!!!

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Marcia, temos sempre que enxergar o que temos de belo, e lutar para mudar o que nos faz sentir pra baixo!

      Excluir
  2. Post lindo!!!
    Disse tudo, a gente tem é q se amar depois correr atrás do resto!
    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  3. oiee
    se amar em 1° lugar sempre..nem sempre é fácil ne..mas vamos tentando..
    quem tem auto estima vai mto longe..eu quero recuperar a minha..eu sou feliz..mas mtas vezes penso que eu seria mais feliz mais magra...mas eh ura sabotagem..preciso me amar agora..estou perdendo mto tempo da minha vida..obrigada pelo post de hj..me abriu os olhos
    bjaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bethnha, se amar é o mais dificil. É facil olhar pros outros e reconhecer qualidades (que a propria pessoa desconhece), mas o dificil eh olhar pra si e ver o que se tem de bom. Mas a magreza ão tras a felicidade, a felicidade esta dentro de cada um. Citando O Pequeno Príncipe: "Tu julgarás a ti mesmo. É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues julgar-te bem, eis um verdadeiro sábio."
      bjks

      Excluir
  4. Amada, muito obrigada pela dica no meu cantinho com relação a glicemia, hj mesmo vou conversar com o professor na academia a respeito e vou fazer os testes pra verificar e procurar um médico

    ResponderExcluir
  5. sabe lendo o teu post, pensei bastante, enquanto ia lendo, quando eu pesava uns 83kg gostava mais me maquiar, pintar as unhas, mas não gostava de comprar roupa, hoje aos 75kg a minha auto estima anda em baixa, mas sei que um pouco disso foi essa mudança aqui pra boa vista...mas aos poucos vou recuperando ela kkkkk

    tu sabe que marido e filho não querem que eu emagrece mais e nem a minha ma~e, ´porque como eu meço 1.68cm, eles acham que esta bom, se não fosse meu problema de microvarizes, acho que estaria mais satisfeita comigo mesma...queria eliminar um pouco das minhas coxas para poder usar uma bermuda ou uma saia mais curta, não ligo pra gordurinhas ou celulites, sou uma mulher de 35 anos/quase e mae de dois filhos, por isso voltei a caminhar pra dar uma enxugada hehehe

    amei o post....obrigada pelas visistas...

    ah ta lindona, uma baita diferença no post do antes e depois, gostei muita das fotos, parabens1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovana, se todos acham que está bom, é porque realmente deve estar ;)
      Sempre sobra uma gordurinha aqui, mas se voce já tem 35 anos, 2 filhos, conseguiu emagrecer tudo isso... Ufa, menina você já é uma baita de uma vencedora, se olhe no espelho com amor que tenho certeza que vai achar muuuuitas qualidades para suprir pequenos defeitos (que muitas vezes só é vísivel pra gente mesma). Beijos!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Estou visistando alguns blogs que eu ainda não conhecia, na blogosfera light, adorei o seu! Venha me visitar: http://diariofat.zip.net/ beijão.

    http://diariofat.zip.net/

    Ps: adorei a sua inspiração. Acho a Pitty muito linda!

    ResponderExcluir
  7. Oi, amei sua postagem e também seu cantinho. Já estou te seguindo, posso? Bjokinhas e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Aaaaaaaiiiiiiii que lindo!!
    Amei, amei, amei, amei o post!!!
    Eu sempre me senti patinho feio, e sempre quando emagreci eu não me sentia bonita... preciso me amar mais, me sentir mais, pq eu me acho sempre a insegura, sempre a mais feia, sempre a mais isso e menos aquilo... sempre pro pior :(
    Obrigada pelo post!!!
    Vou me inspirar e fazer uma fotinho minha igual à sua lá em cima :)
    Beijosssss
    Fabi
    TrakinasDiet.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!! Faz a foto sim, eh bom quando a gente para pra observar o que é legal em nós mesmas! Mas vou te falar, eu tambem costumo me sentir como você, mas to tentando não fazer isso mais, e você também! Tão linda, emagreceu tanto!! Acha sua auto estima ai, pois motivo para te-la voce tem! bjks

      Excluir
  9. Menina, amei seu post! É isso mesmo, se a gente não se amar primeiro quem que vai amar neh? Tas lindona flor!

    bjoss

    ResponderExcluir