sexta-feira, 10 de maio de 2013

Programação Neurolinguística para eliminar peso - Mentalizando!

Eu nunca fui a mais desastrada do mundo. Vez ou outra derrubava um copo, virava o pé e etc, mas nada que as pessoas notassem. Bem, desde que entrei no meu novo emprego (há um ano) convivo com 4 meninas todos os dias, e são pessoas muito brincalhonas e sarristas. Logo na primeira semana eu derrubei comida em mim (coisa rara, mas que vez ou outra acontecia devido a nervosismo ou timidez), desde então minhas colegas de trabalho começaram a brincar que tinha que tirar coisas líquidas de perto de mim, me apresentam para as pessoas com "o desastre em pessoa" e coisas desse tipo - todos os dias elas fazem uma piada sobre o quanto eu sou desastrada.

Bom, dia desses parei para fazer uma retrospectiva comportamental para analisar que tipo de pessoa estou me tornando (faço sempre isso), e percebi que eu estou realmente MUITO desastrada, viro o pé, caio na rua, caio da cadeira, derrubo as coisas, esbarro em todos os lugares, derramo líquidos, me sujo.... por fim, percebi que as insistentes brincadeiras delas REPROGRAMARAM meu cérebro para que este passasse a ser meu comportamento normal, sendo que eu nunca fui conhecida pelo meu desastre, pelo contrário, já chegaram a me chamar de "uma pessoa graciosa" em algumas circunstâncias.

Porque estou contando isso a vocês?
Pois já venho falando de mentalização há vários posts, mas agora achei algum material realmente interessante para compartilhar com vocês.

Eu sempre digo que "Engordo com muita facilidade", "Não sei porque eu engordo tanto, sendo que minha alimentação nem é das piores", "Para perder peso tenho que me sacrificar de mais", "Não tenho resistência física" e coisas do tipo. Esses tipos de afirmação estão programadas em meu cérebro para meu corpo agir desta forma, ou seja, meu corpo está programado a não se desfazer dos quilos a mais, a reter o máximo que ele consegue pois, de acordo com essa programação, este é o seu "normal".

Da mesma forma que eu reprogramei meu cérebro para ser a "desastrada" da turma, existe uma forma de reprogramá-lo para inverter estes quadros comportamentais. Existe uma coisa que se chama QI emocional, que é um plano de funcionamento que o cérebro segue, mudando este plano você consegue mudar seu comportamento instintivo, aquele que você não pensa para fazer.

Esse tipo de resultado é conseguido através da Programação Neurolinguística. Estes exercícios conseguem que, por exemplo, você se desfaça de alguma memória ancestral (aquela que carregamos imprimidas no nosso DNA e que decide nosso comportamento mais primário).

Nossos antepassados passavam fome e invernos rigorosos, e essa memória ancestral está em nós. Para não correr risco de morrer de fome ou frio, o cérebro avisa o corpo que estamos em épocas inseguras e que deve-se guardar gordura para o caso de um "época de vacas magras". Este comportamento possui gatilhos, ou seja, não são todas as pessoas que acordam essa memória ancestral, e um dos gatilhos prediletos para despertar esse comportamento é rejeição, falta de alto aceitação ou a insegurança. Reconhece algum deles?

Em fim, existem exercícios que reprogramam o cérebro, e faz com que você elimine todo o peso extra. Não, não dá pra substituir a RA ou a AF, porém vai acelerar o processo em 100%!

Abaixo, vou colocar um exercício bacana, e no final do post, eu vou por matérias com material sobre isso, e um filme do youtube que explica cientificamente o que se passa na nossa mente, e como isso reflete em nós.

Espero que tudo isso surta em vocês o efeito  que surtiu em mim!! Vou começar hoje e vou postar sobre o progresso.
__________________________________________

(3x de 3 minutos por dia)

 Relaxe
Sente-se, feche os olhos, sinta toda a musculatura de seu corpo relaxar, especialmente a do rosto, e respire profundamente três vezes. Lembre-se de um acontecimento feliz e reviva mentalmente a sensação de bem-estar que ele lhe proporcionou por cerca de 15 segundos.
2º Derreta a gordura 
Agora crie uma imagem mental marcante que simbolize a sua gordurinha sendo totalmente eliminada. Você deverá recorrer a ela em todas as mentalizações. Exemplo: pense em um tablete de manteiga derretendo e escorrendo pelo ralo. Fixar essa imagem por 30 segundos é o suficiente.
3º Contemple o corpo que deseja 
Agora imagine a silhueta que você sempre sonhou, com contornos bem definidos, nas roupas que há tempos deseja usar. A cena deve ter algum elemento que especifique a data em que pretende estar com esse corpo, como novamente o seu aniversário ou uma viagem à praia muito aguardada. Não esqueça de mentalizar também alguém elogiando sua nova forma física e sua saúde para reforçar no seu subconsciente a idéia de que ser magra não significa ficar doente ou passar fome.
4º Volte ao presente 
Para finalizar, mentalize o dia e o mês em que você está e abra os olhos devagar.

E o mais importante, para finalizar:

Ame seu corpo
Quando olham no espelho, as garotas geralmente não gostam do que veem. Mesmo aquelas que estão com o corpo legal tendem a achar que precisam perder uma gordurinha aqui outra ali. Mas não espere secar os excessos para cuidar da autoestima. Comece valorizando as partes do seu corpo que você gosta. Tenha orgulho dos seus olhos brilhantes, do colo bem desenhado, dos dedos longos. Outra maneira de se sentir feliz é cuidar de si mesma com o carinho que costuma tratar suas amigas. Não se subestime nem faça piadas sobre as benditas dobrinhas que insistem em saltar da blusa. Além disso, cultive o bom humor, adote atitudes saudáveis e trace perspectivas positivas. Quanto mais você fizer isso, mais sua mente vai trabalhar a seu favor. Não esqueça!
__________________________________________

Material para se esbaldarem!


4 comentários:

  1. Amiiiiiiga!!!! Tô tão feliz por ti! Tenho certeza que tu encontrou o caminho. Fiz esse mesmo processo, com outras ferramentas, mas com o mesmo obejtivo...e deu muito certo. Tu não faz ideia do quanto estou feliz. É incrível, depois que "limpei" a minha mente, tirei quilos de cima de mim. Tu vai conseguir, ou melhor, tu já conseguiu, amiga! Parabéns! te adoro! Um maravilhoso final de semana super positivo!

    ResponderExcluir
  2. AMEI o post!
    Vai pros meus favoritos!
    Irei praticar com toda certeza!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Acredito muito nisso, em poder do pensamento, na imagem mental que temos de nós mesmos, é bem isso!

    Nossa mas essas colegas de trabalho tbm hein! Fala sério...hehehe

    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Why viewers still use to read news papers when in this technological globe the whole thing is existing on net?


    Review my weblog :: dieta disociata

    ResponderExcluir